domingo, março 06, 2011

Zumba

Zumba (José Gonçalves Júnior), instrumentista e compositor, nasceu em Timbaúba PE, em 9/10/1889, e faleceu na cidade de Recife PE, em 7/3/1974. Filho de comerciante, cresceu em ambiente musical, pois a mãe era pianista e a irmã tocava bandolim.

Começou a aprender música com a mãe e aos 14 anos passou a estudar com mestre Guinga, regente da Banda Independência, de Limoeiro PE. Aos 17 anos integrou a Banda Independência, tocando clarineta e compôs sua primeira música, o dobrado Antônio Neto.

Mais tarde foi mestre da Banda Independência, posto em que permaneceu por dez anos. Transferindo-se depois para Recife, atuou como saxofonista na orquestra de danças Andrelson, organizada pelo violinista João Andrade e pelo maestro Nelson Ferreira.

Gabriel Migliori

Gabriel Migliori, regente, arranjador, instrumentista e compositor, nasceu em São Paulo, SP, em 9/11/1909, e faleceu na mesma cidade, em 2/1/1975. Estudou música com Savino de Benedictis, Armando Pugliesi e Agostino Cantú.

Iniciou a carreira profissional tocando piano na Rádio Record, de São Paulo, instrumento que abandonou para dedicar-se ao arranjo, regência e composição de música erudita e popular, adotando inicialmente, para esta, o pseudônimo de Guito Itiperê.

Compôs várias peças eruditas, como Variações sinfônicas sobre um tema popular, Concerto para violino, Impressões brasileiras, Pirapora e Berceuse, obras em sua maioria premiadas pelo Departamento de Cultura da prefeitura de São Paulo.

Escreveu ainda as trilhas sonoras para os filmes O cangaceiro (Lima Barreto, 1953), Cidade ameaçada (Roberto Farias, 1960), O pagador de promessas (Anselmo Duarte, 1962), entre outros.

Em sua carreira obteve vários prêmios Roquete Pinto, quatro Saci, dois Governador do Estado e dois Cidade de São Paulo por suas composições para cinema, no que se tornou muito conhecido.

Foi o principal maestro e arranjador da Rádio e TV Record, acompanhando os maiores cantores brasileiros, por mais de 30 anos.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.