sexta-feira, abril 08, 2011

Antônio Luís de Moura

Antônio Luís de Moura, clarinetista e professor (? - Rio de Janeiro RJ 18/6/1889), estudou no Conservatório de Música, onde foi contemporâneo de Henrique Alves de Mesquita. É considerado o primeiro clarinetista "virtuoso" do Brasil.

Em 1848 apresentou-se como concertista do Cassino da Floresta. De 1850 a 1856 foi primeiro secretário da Sociedade Beneficência Musical.

Compôs a quadrilha Incêndio do Teatro São Pedro de Alcântara, descrevendo o ocorrido a 9 de agosto de 1851, dividida em cinco partes: “O Espetáculo”, “O Incêndio”, “As Lamentações”, “Projeto de reedificação”, “Inauguração”.

Em 1853 era o primeiro clarinetista do Teatro Lírico Fluminense e no ano seguinte, associando-se a Henrique Alves de Mesquita, abriu o Liceu Musical e Copistaria, estabelecimento que oferecia cursos de música, copiava partituras, fornecia orquestras para bailes e vendia instrumentos musicais.

Em fevereiro de 1855 foi nomeado professor da cadeira de clarineta no Conservatório de Música, onde lecionou até a morte. Mais tarde ensinou flauta. Entre seus alunos destacaram-se Francisco Braga e Anacleto de Medeiros.

Em 1862 foi nomeado secretário do Conservatório de Música e, de 1865 a 1867, desempenhou o cargo de vice-presidente da Sociedade de Música. Era cavaleiro da Ordem da Rosa.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.