sábado, agosto 11, 2012

Caique Botkay

Caique Botkay (Carlos Henrique de Sorocaba Botkay), compositor, instrumentista, diretor musical e ator, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13/1/1951. Formado em Musicoterapia (1975), trabalha em Educação há 40 anos, tendo participado do projeto educacional de Darcy Ribeiro. Já lecionou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, na Universidade Gama Filho e atualmente dá aulas na Universidade Católica – PUC, RJ e no Conservatório Brasileiro de Música. 


Em teatro, musicou inúmeras peças, tendo recebido o Prêmio Molière, três Prêmios Shell e cinco Mambembes. Musicou também cinco filmes de Silvio Tendler. Foi também jurado de diversos eventos, entre eles o XIII Festival Internacional de Teatro do Cairo, sendo o único representante da América do Sul e, por duas vezes, foi um dos jurados do Desfile do Primeiro Grupo de Escolas de Samba do carnaval carioca. Em 2010, presidiu o juri do Festival de Folclore dos Bois de Parintins.

Como compositor, criou, em parceria com Wagner Tiso, a música "Amor Cuidado", com letra de Elisa Lucinda, ambos convidados por ele através de um projeto do Ministério da Saúde. Sua idéia consistiu em uma música a ser mostrada em todos os países de língua portuguêsa - CPLP - e teve a adesão de cantores como Chico Buarque, Lenine, Martinho da Vila, Martinália, Zelia Duncan, Dona Ivone Lara, Miucha, Alcione, Ithamara Koorax, Emilio Santiago, Fernanda Abreu e mais um cantor de cada país do CPLP, incluindo o Timor Leste.

Quando Superintendente de Arte e Educação da Secretaria de Estado de Cultura, foi curador artístico do Ano do Brasil na França, levando mais de setenta artistas do Rio de Janeiro ao Carreau du Temple em Paris.

Caique é autor de dois livros: "Achados" (Nova Fronteira) e "Histórias de Mágicos e Meninos" (Ed. 34), e recentemente foi convidado para julgar as bolsas literárias nacionais da Funarte.

Um apaixonado por esportes, é autor de um projeto para Jogos Mundiais Internacionais de Praia, uma versão olímpica oficial de jogos a serem realizados nas areias das praias de paises integrantes.

Fonte: http://cidadecriativa.org/curriculos/carloshenrique.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário