terça-feira, maio 21, 2013

Lauro Paiva

Lauro Paiva (Lauro de Oliveira Paiva Martins), instrumentista, pianista, compositor e líder de conjunto, nasceu em Salvador, BA, em 13/11/1913 e mudou-se para o Rio de Janeiro em meados da década de 1950. Começou sua carreira artística dirigindo uma orquestra na Rádio Excelsior da Bahia.

Em 1956, gravou pelo selo Repertório o samba Eu fui à Bahia, de Rossini Pacheco, e o samba-choro Lauro Paiva no choro, de sua autoria.

Em 1959, lançou pela Continental o LP Night Club - Lauro Paiva e Seu Conjunto no qual interpretou músicas de sua autoria como Boogie no samba e Um chorinho dos nossos, ambos com Gaúcho, além de clássicos da música internacional como Carioca, de V. Youmans, G. Kaba e E. Eliscu, Perfume de gardenia, de Rafael Hernández, Luar nos rochedos (Midnight on the cliffs), de L. Pennario, Luna de miel en Puerto Rico, de Bobby Capó, e Blue star, de E. Heyman e V. Young, além dos sucessos da música popular brasileira Quando voltares, de Roberto Roberti e Arlindo Marques Júnior, Ela disse-me assim, de Lupicínio Rodrigues, Você passou, de Alcyr Pires Vermelho e Nazareno de Brito, Dá-me tuas mãos, de Erasmo Silva e Jorge de Castro, e Não tenho lágrimas, de Max Bulhões e Milton de Oliveira.

Em 1960, lançou dois LPs, um pela gravadora Continental e outro pela gravadora Copacabana. No LP Night Club Nº 2 - Lauro Paiva e Seu Conjunto, da Continental, registrou o Mambo swing, de sua autoria e Gaúcho, Só Deus, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, Águas paradas, de Israel Paixão, Esse seu olhar, de Tom Jobim, Menina moça, de Luis Antônio, Bronzes e cristais, de Alcyr Pires Vermelho e Nazareno de Brito, Vivem em paz, de Dalton Vogeler, e Favela amarela, de Oldemar Magalhães e Jota Júnior, entre outras.

Já no LP Gafieira em bossa nova - Lauro Paiva e Seu Ritmo, da Copacabana, que marcou sua estreia nessa gravadora registrou doze clássicos da música popular brasileira orquestrados segundo os ditames da bossa nova então em pleno cartaz. Foram eles: Gavião calçudo, de Pixinguinha, Na Pavuna, de Almirante e Candoca da Anunciação, Dorinha meu amor, de José Francisco de Freitas, Fita amarela, de Noel Rosa, Jura e Gosto que me enrosco , de J. B. da Silva "Sinhô", Olhos verdes, de Vicente Paiva, Rosa morena e Lá vem a baiana, de Dorival Caymmi, entre outras.

Gravou em 1961, o LP Sucessos com Lauro Paiva - Lauro Paiva e Conjunto com sucessos como Palhaçada, de Haroldo Barbosa e Luis Reis, Poema do adeus, de Luis Antônio, Sonho e saudade, de Tito Madi, Eu e o samba, de Nelson Castro, Perdão, de César Cruz, e Beija-me depois, de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, entre outros.

Em 1962, lançou o LP Xeque-mate em dois lances - Lauro Paiva e Seu Conjunto de Danças no qual incluiu sucesso internacionais além de cinco clássicos de Noel Rosa, Feitiço da Vila, Conversa de Botequim e Feitio de oração, com Vadico, e Palpite infeliz e Último desejo.

Transferiu-se para a gravadora MGL em 1963, e lançou o LP O ritmo é... Lauro Paiva - Lauro Paiva e Seu Conjunto. Nesse disco, gravou músicas como Influência do jazz, de Carlos Lyra, Alô Verinha, de sua autoria, Canção do fim, de U. Minucci e R. Jordan em versão de Paulo Rogério, Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, E você não dizia nada, de Hélio Sindô, Sacoman e Jorge M., e Na cadência do samba, de Ataulfo Alves, entre outras.

Dois anos depois, lançou pela Caravelle com seu conjunto e o Coro do Clube do Guri o LP Tim... dom... dom... - Lauro Paiva e Seu Conjunto e Coro do Clube do Guri interpretando músicas que tematizavam o Rio de Janeiro: Tim dom dom, de João Mello e Codó, Na roda do samba, de Orlann Divo e H. Menezes, Ela é carioca, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Praia do Leme, de sua autoria, Berimbau, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, Rio e Balançamba, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, Balanço Zona Sul, de Tito Madi, Samba do avião, de Tom Jobim, O amor em paz, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Preciso dar um jeito, de Silvio César, e Manhã no Posto 6, de Armando Cavalcanti.

Em 1974, sua interpretação do samba Ela disse-me assim (Vá embora), de Lupicínio Rodrigues foi incluída no LP Homenagem a Lupicínio Rodrigues da gravadora Continental. Com intensa atuação artística nas décadas de 1950 e 1960, além da apresentações em Rádios e shows em clubes e boates, gravou LPs nas gravadoras Copacabana, Caravelle e Continental.

Obras

Alô Verinha, Boogie no samba, Lauro Paiva no choro, Mambo swing (c/ Gaúcho), Praia do Leme, Um chorinho dos nossos (c/ Gaúcho).

Discografia

(1956) Eu fui à Bahia/Lauro Paiva no choro • Repertório • 78; (1959) Night Club - Lauro Paiva e Seu Conjunto • Continental • LP; (1960) Night Club Nº 2 - Lauro Paiva e Seu Conjunto • Continental • LP; (1960) Gafieira em bossa nona - Lauro Paiva e Seu Ritmo • Copacabana • LP; (1960) Gavião calçudo/Rosa morena • Copacabana • 78; (1961) Sucessos com Lauro Paiva - Lauro Paiva e Conjunto • Copacabana • LP; (1962) Xeque-mate em dois lances - Lauro Paiva e Seu Conjunto de Danças • Copacabana • LP; (1963) O ritmo é... Lauro Paiva - Lauro Paiva e Seu Conjunto • MGL • LP; (1965) Tim... dom... dom... - Lauro Paiva e Seu Conjunto e Coro do Clube do Guri • Caravelle • LP

Fontes: Dicionário Cravo Albin da MPB; O Nordeste.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário