segunda-feira, junho 17, 2013

Alberto Lazzoli

Alberto Lazzoli, oboísta e regente, nasceu em São Paulo, SP, em 03/07/1906, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 04/12/1987. Desde criança demonstrou inclinação para a música. Estudou com o pai do maestro Leo Peracchi.

Paralelamente à vida de músico, trabalhou na área de comércio como auxiliar de escritório, tendo se formado pela Escola de Comércio Álvares Penteado. Foi professor da Escola de Música da UFRJ, na qual se aposentou. 

Atuou na Rádio Nacional na fase áurea do rádio no Brasil. Iniciou sua carreira tocando em festas e bailes. Foi solista da Sociedade de Concertos Sinfônicos, criada na capital paulista. Acompanhou a famosa bailarina Ana Pavlova em sua última apresentação no Brasil.

Na Rádio Nacional, além de acompanhar Francisco Alves em seu famoso programa do meio-dia ("Ao soar o carrilhão..."), participou de vários outros programas, tais como "Honra ao mérito", "O Lado claro da vida", "Festivais G.E.", "Concertos Philips", "Quando os maestros se encontram", entre outros.

Prestou depoimento à Rádio Nacional, contando sua participação no rádio, em fita comercializada pela Collector's. Compôs o Hino do Rádio Brasileiro.

___________________________________________________
Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.