quinta-feira, janeiro 10, 2008

Agenor Flauta

Agenor Flauta, instrumentista. cantor e compositor. Fl. Rio de Janeiro RJ inícios do séc. XX. Morava na Rua Visconde de Itamarati, no Maracanã, Rio de Janeiro, e era empregado da Saúde Pública. Além de exímio flautista, cantava modinhas e compôs polcas e xótis.

"Agenor Flauta morava na rua Visconde de Itamaraty. Era empregado como chefe de turma, da Saude Publica. Amigo e companheiro de linha. Tocava com grande esplendor na sua flauta, que era de novo systema. Muito me ajudou nas pragas do Egypto quando eu era seu presidente.

Era chorão afamado, e acompanhei com meu violão ou cavaquinho, as suas melodiosas musicas de fazer admirar. Tinha um sopro macio e sublime. Tocava todos os choros dos grandes flautas antigos e tambem modernos. Tambem tocava todas as musicas de Candinho, de supplantar.

Cantava tambem bellas e sumptuosas modinhas de arrebatar. Era um excellente chefe de familia, o que muito valeu o seu bom nome. Escreveu alguns chôros bons que devem andar por ahi nos cadernos destes chorões da nova guarda" (Alexandre Gonçalves Pinto, em seu livro O Choro - Reminiscências dos chorões antigos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário