sexta-feira, novembro 19, 2010

Raul Palmieri

Raul Palmieri (11/11/1887 - 26/4/1968, Rio de Janeiro, RJ), violonista, era filho do casal de italianos Domingos Palmieri e Idalina Falba e nasceu na Rua Carmo Neto, no bairro da Cidade Nova. Teve 10 irmãos, entre os quais o pandeirista Jacó Palmieri, que foi também integrante do conjunto Oito Batutas.

Participou da primeira formação do Grupo Caxangá, conjunto de inspiração nordestina, organizado pelo violonista João Pernambuco. A partir de 1914, o grupo passou a se apresentar em vários tríduos momescos, com cada músico adotando para si um codinome sertanejo.

Posteriormente, integrou o conjunto Oito Batutas, grupo musical organizado por Pixinguinha, em 1919, do qual faziam parte o flautista, Donga, China, Nelson Alves, José Alves, Luís de Oliveira, e o pandeirista Jacó Palmieri.

A convite de Isaac Frankel (gerente do cinema), o grupo estreou em abril no Cine Palais do Rio de Janeiro, com um repertório de maxixes, canções sertanejas, batuques, cateretês e choros.

Raul Palmieri desligou-se do conjunto em 1921, não participando, portanto, da famosa viagem que Os batutas fizeram à Paris, para uma série de apresentações no cabaré Sherazade.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário